terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Avaliar um ato de democratizar

A avaliação pode ser refletida como ato de democratização. Confesso nunca tinha pensado por esse viés a avaliação, mas a forma como ela é pensada, por vários caminhos são compreendidos através da obra do mestre Cipriano Luckesi, (2018). Este me vez resinificar o conceito de avaliar, antes pensava na investigação do que foi aprendido pelos alunos e alunas, hoje por outro ângulo , penso não só isso, mas além, como este processo de avaliar  também nos convida a reformular o olhar, podendo ser pensado com um olhar inclusivo, direcionado para todos aqueles que estão no processo de aprender e por conta de suas dificuldades são obrigados a repetir, ou ser mantido pois o resultado não foi satisfatório. Concordando com o renomado teórico que tão bem nos ensina sobre o tema, pude aprender que não somente pedagógico és, mas também politico a avaliação  se faz democratizadora quando a todos lhe é permitido ter um resultado satisfatório. Aprendizagem seria o resultado da confirmação deste processo avaliação, vale ressaltar que compreender têm muito haver com as formas de escolhas que o ser humano faz na vida, por isso que para além do ato de aprender é preciso compreender como seria o ator de ser e agir no mundo.
Assim, Luckesi.(2018) afirma que: "O modo ético de agir depende da aprendizagem de valores, que são circunstanciais e dependentes das escolhas humanas, assim como das relações entre seres humanos".
São os valores que aprendemos que nos constitui sujeitos éticos, e por meio de processos que são condutores de todos os conhecimentos adquiridos ao longo das vivências adquiridas ao longo da vida, das inter-relações que temos com o mundo e nestas relações as coisas são aprendidas por meio de funcionalidades e significação. Importante que se repense a avaliação em momento atual, novo olhar ,que possibilite enxergar além, do aprender ou não aprender que cada sujeito têm, analisar as dificuldades que trazem e como funcionalmente lidam para superar-las, é um processo  que requer implicação de quem ensina, e co-responsabilidade de quem aprende.
Refletir por esses viés me leva a conclusão que o ser humano ao dá respostas ao fazer avaliação para dizer aprendi ou não, têm nesta avaliação um potencializador, pois ela democratiza conduzindo-o a dizer o que e coo aprendeu e ai elucida-se por meio deste resultado positivo ou não como cada aprendente fez o ato de estudar, aprender, e como cada ensinante contribuiu na maneira de ensinar, diagnosticar.


Referências

LUCKESI.Cipriano. Avaliação em Educação. Disponível em:https://luckesi.blogspot.com/2018/Data de acesso.31.12.2019.


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